O que é o projeto
Xadrez para todos

O projeto
Xadrez para todos

foca no ensino de xadrez como ferramenta pedagógica, sem estímulo à hipercompetitividade, e com foco na interdisciplinaridade, abordando: questões éticas e de respeito às regras e aos colegas, cálculo e raciocínio lógico abstrato, História e Geografia, conhecimentos gerais e cultura, estímulo a pesquisa, debate, desenvolvimento da autoestima e superação de obstáculos, resolução de problemas, planejamento estratégico, e pensamento criativo e inovador.

São 4 pilares que compõem a base filosófica do projeto e da metodologia das aulas:

Valores

Ética, respeito, honestidade, empatia e solidariedade.

Inclusão

Universalidade do atendimento, inclusão de minorias, oportunidade, fortalecimento da autoestima, senso de pertencimento, combate ao preconceito e bullying.

Cidadania

Formação de cidadãos completos, ferramentas para o desenvolvimento de habilidades (soft skills) de profissionais do futuro, ampliação do repertório, valorização do meio-ambiente e da família.

Educação

Estudo, pesquisa, protagonismo, estímulos (ao conhecimento, criatividade e curiosidade intelectual), interdisciplinaridade, tecnologia...

Quem está realizando o Projeto?

A ADX - Associação para o Desenvolvimento do Xadrez é uma entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 2011 e tem como missão contribuir para a Educação através do jogo de xadrez.

Seu Presidente e Diretor Executivo, o GM Giovanni Vescovi, é um dos fundadores da entidade e um dos principais nomes do xadrez brasileiro. Foi atleta de destaque de 1987 a 2012.

Em 2011 a ADX realizou o I Festival ADX com a presença de Garry Kasparov, e em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação realizou um Seminário de Xadrez Escolar para mais de 700 professores, bem como outras ações de promoção do xadrez.